Regras Futsal

Regulamentos
Futsal
Superfície de jogo
Dimensões:
A superfície de jogo de jogo deve ser rectangular. O comprimento das linhas laterais deve ser superior ao das linhas de baliza.
Comprimento:          -Mínimo 25 m
-Máximo 42 m

Largura:                     -Mínimo 15 m
-Máximo 25 m

Jogos internacionais
Comprimento:          -Mínimo 38 m
-Máximo 42 m

Largura:                     -Mínimo 18 m
-Máximo 25 m


Marca de grande penalidade
A marca de grande penalidade é assinalada sobre a linha que delimita a área de grande penalidade a 6 m do ponto central entre os postes da baliza e equidistante destes.

Segunda marca de grande penalidade
Uma segunda marca de grande penalidade é assinalada na superfície de jogo sobre a linha que delimita a área de grande penalidade a 10 m do ponto central entre os postes da baliza e equidistante destes.
Arco de círculo de canto
Em cada canto é traçado um quarto de círculo com um raio de 25 cm no interior da superfície de jogo.

Zonas de substituições
As zonas de substituições situam-se directamente em frente aos bancos dos técnicos e suplentes e têm um comprimento de cinco metros. Cada zona é delimitada de ambos os lados por duas linhas com uma largura de 8 cm e um comprimento de 80 cm,40 cm no interior e 40 cm no exterior da superfície de jogo.
Existe um espaço de cinco metros entre a extremidade de cada zona de substituições e a intersecção da linha que divide a superfície de jogo em duas parte iguais com a linha lateral. Este espaço livre, directamente em frente à mesa dos cronometristas, deve estar desimpedido.

As balizas
As balizas são colocadas no centro de cada linha de baliza. São constituídas por dois postes verticais colocados a igual distância dos cantos e unidos ao alto por uma barra transversal.
A distância (medida no interior) entre os dois postes é de três metros, e o bordo inferior da barra transversal situa-se a dois metros do solo.
Os dois postes e a barra transversal devem ter a mesma largura e espessura de 8 cm. Alinha de baliza tem a mesma largura que os postes e a barra transversal. A rede e  feita de cânhamo, juta ou nylon, é presa aos postes e à barra transversal. A parte inferior da rede é suportada por tubos circulares ou outro suporte adequado.
A profundidade da baliza, definida como a distância entre o bordo interior dos dois postes e a extremidade do lado exterior da superfície de jogo, é pelo menos de 80 cm no topo e 100 cm ao nível do solo.

Superfície de jogo
A superfície de jogo deve ser lisa, sem rugosidades e não abrasiva.
Recomenda-se a utilização de pavimento em madeira ou em material sintético, desaconselhando-se o cimento e o asfalto.


Piso Futsal Madeira 




Piso Futsal Cimento

 Características e dimensões
A bola:

• É esférica;
• É feita de couro ou de outro material adequado;
• Tem uma circunferência de 62 cm no mínimo e de 64 cm no máximo;
• Pesa no mínimo 400 g e no máximo 440 g no início do jogo;
• Tem uma pressão entre 0,4 e 0,6 atmosferas (400 -600g/cm2) ao nível do mar..
Se a bola rebenta ou se deforma no decurso do jogo:
• O jogo será interrompido.
• O jogo recomeça, com uma nova bola, por um lançamento de bola ao solo no local onde se encontrava a primeira bola no momento em que se deteriorou.

Se a bola rebenta ou se deforma quando não está em jogo (na execução dum pontapé de saída, lançamento de baliza, pontapé de canto, pontapé-livre, pontapé de grande penalidade ou dum pontapé da linha lateral):
• O jogo recomeça em conformidade com as Leis do Jogo de Futsal.
A bola só pode ser substituída durante o jogo com autorização do árbitro.

Jogadores
Os jogos são disputados por duas equipas compostas cada uma por cinco jogadores no máximo, dos quais um é o guarda-redes.

Processo da substituição
Em todos os jogos disputados no quadro das competições oficiais da
FIFA ou de competições organizadas pelas confederações e pelas federações membros, é possível recorrer a substitutos.
O número máximo de substitutos é de sete.
É autorizado um número ilimitado de substituições.
Um jogador que tenha sido substituído pode voltar à superfície de jogo para substituir qualquer outro jogador. Uma substituição pode ser efectuada esteja ou não a bola em jogo, devendo ser observadas as seguintes condições:
• O jogador que deixa a superfície de jogo tem de sair pela zona de substituições da sua equipa.
• O jogador que entra na superfície de jogo tem também de fazê-lo pela zona de substituições e apenas quando o jogador a substituir tiver ultrapassado completamente a linha lateral.
• Um substituto está sujeito à autoridade e jurisdição dos árbitros, quer seja ou não chamado a participar no jogo.
• A substituição considera-se efectuada no momento em que o substituto penetra na superfície de jogo.
Desde então é considerado como jogador, enquanto que aquele que vai substituir deixa de o ser.
O guarda-redes pode trocar de posto com qualquer outro jogador.

Infracções /Sanções que pode ocorrer na substituição
 Se, durante uma substituição, um substituto penetra na superfície de jogo antes do jogador que é substituído sair completamente:
• O jogo é interrompido.
• O jogador substituído é mandado sair da superfície de jogo.
• O substituto é advertido, é-lhe mostrado o cartão amarelo e é mandado sair da superfície de jogo para completar o processo de substituição.
• O jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto, a ser executado pela equipa adversária no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo.
Se, durante uma substituição, um substituto penetra na superfície de jogo ou um jogador substituído deixa a superfície de jogo sem passar pela zona de substituições:
• O jogo é interrompido.
• O jogador faltoso é advertido, é-lhe mostrado o cartão amarelo e é mandado sair da superfície de jogo para completar o processo da substituição.
• O jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto, a ser executado pela equipa adversária no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo.


Segurança
O equipamento usado pelos jogadores não deve em nenhum caso apresentar qualquer perigo para eles próprios ou para os outros. Isto aplica-se também a jóias de todos os géneros.

Equipamento base
O equipamento base do jogador compreende:
• Camisola ou t-shirt;
• Calções -se o jogador usa calções térmicos, estes devem ser da mesma cor que a cor predominante dos calções;
• Meias;
• Caneleiras;
• Calçado – só serão autorizadas sapatilhas de pano (lona) ou de couro macio ,com sola de borracha ou outro material similar..


Camisola ou camisa
•A numeração das camisolas dos jogadores é obrigatória, nas costas.
• Os números devem ser em cor que contraste com as cores da camisola.
Nas partidas internacionais, a numeração também tem de ser colocada na parte da frente do calção e/ou da camisola em tamanho mais pequeno.

Caneleiras
• Devem ser inteiramente cobertas pelas meias;
• Devem ser feitas de um material adequado (borracha, plástico ou materiais similares); • Devem oferecer um grau de protecção apropriado.




Guarda-redes
• O guarda-redes está autorizado a usar calças compridas.
• O guarda-redes deve usar um equipamento de cores que o distingam dos outros jogadores e dos árbitros.
• Se um jogador efectivo substituir um guarda-redes, deve vestir uma camisola de guarda-redes com o seu próprio número nas costas.











Recomeço do jogo
Se o jogo for interrompido pelos árbitros para fazer uma advertência a um jogador faltoso:
• O jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto executado por um jogador da equipa adversária no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo.

Bola fora de jogo
A bola está fora de jogo quando:
• Atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar;
• O jogo seja interrompido pelo árbitro;
• Toque no tecto.
Bola em jogo
A bola está em jogo em todas as outras situações, inclusive quando:
• Ressaltar para a superfície de jogo após ter embatido no poste ou na barra transversal
• Ressaltar para a superfície de jogo após ter tocado num dos árbitros quando este se encontre dentro da superfície de jogo.



Golo marcado

Salvo indicação contrária nas presentes Leis, um golo é marcado quando a bola transpõe completamente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da barra, sem que tenha sido lançada, transportada ou intencionalmente impelida com as mãos ou com os braços, por um jogador da equipa atacante, incluindo o guarda-redes.


Equipa vencedora
A equipa que marcar maior número de golos durante o encontro será a vencedora. Quando as duas equipas marcarem o mesmo número de golos ou não marcarem nenhum, o jogo será declarado empatado.

Regulamento das competições
Nos jogos que terminem empatados, o regulamento da competição pode prever disposições relativas ao prolongamento ou a pontapés da marca de grande penalidade para determinar o vencedor do jogo.

Tipos de pontapés-livres
Os pontapés-livres classificam-se em directos e indirectos.
Tanto para o pontapé-livre directo como para o indirecto, a bola deve estar imóvel no momento em que é pontapeada, e o executante não pode tocar na bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador.

Pontapé-livre directo
Se a bola penetra directamente na baliza adversária, o golo é válido.

Pontapé-livre indirecto
O golo só pode ser válido se a bola penetrar na baliza depois de ter tocado noutro jogador.

Posição nos pontapés-livres
Todos os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se pelo menos a cinco metros da bola até que esta esteja em jogo. A bola entra em jogo logo que seja tocada ou pontapeada. Quando a equipa defensora executa um pontapé-livre no interior da sua área de grande penalidade, todos os jogadores da equipa adversária têm de se encontrar no exterior dessa área de grande penalidade. A bola está em jogo imediatamente após ter deixado a área de grande penalidade.

Pontapé-livre directo
Um pontapé-livre directo será concedido à equipa adversária do jogador que, no entender do árbitro, cometa, por negligência, por imprudência ou por excesso de combatividade, uma das seis faltas seguintes:
• Dar ou tentar dar um pontapé num adversário;
• Passar ou tentar passar uma rasteira a um adversário, quer seja deslizando no solo ou baixando-se à frente ou atrás de um adversário;
• Saltar sobre um adversário;
• Carregar um adversário mesmo com o ombro;
• Agredir ou tentar agredir um adversário;
• Empurrar um adversário.
Um pontapé livre directo será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que cometa uma das cinco faltas seguintes:
• Agarrar um adversário;
• Cuspir sobre um adversário;
• Atirar-se deslizando no solo para tentar jogar a bola, quando esta está sendo jogada ou vai ser jogada por um adversário (deslizante), excepto o guarda-redes dentro da sua área de grande penalidade e desde que não jogue de forma negligente, com imprudência ou excesso de combatividade.
• Tocar o adversário antes da bola ao tentar ganhar a posse de bola;
• Tocar deliberadamente a bola com as mãos, excepto o guarda-redes dentro da sua própria área de grande penalidade.
Todos os pontapés-livres directos devem ser executados no local onde as faltas foram cometidas, excepto se o pontapé-livre tiver sido concedido à equipa defensora na sua própria área de grande penalidade, e neste caso o pontapé-livre pode ser executado em qualquer ponto dentro da área de grande penalidade.
As infracções acima referidas são faltas acumuláveis.

Pontapé de grande penalidade
Uma grande penalidade será concedida quando uma das faltas referidas seja cometida por um jogador dentro da sua própria área de grande penalidade, não obstante o local em que a bola se encontre nesse momento, desde que esteja em jogo.

Pontapé de grande penalidade
Um pontapé de grande penalidade deve ser assinalado contra a equipa que cometa, dentro da sua própria área de grande penalidade e enquanto a bola estiver em jogo, uma das faltas punidas com pontapé-livre directo.
Um golo pode ser marcado directamente a partir de um pontapé de grande penalidade.
Um tempo suplementar deve ser concedido para que um pontapé de grande penalidade possa ser executado no final de cada uma das partes do tempo regulamentar ou no final de cada uma das partes do prolongamento.

Posição da bola e dos jogadores
A bola:
• E colocada sobre a marca do pontapé de grande penalidade.
O jogador executante do pontapé de grande penalidade:
• Deve ser devidamente identificado.
O guarda-redes da equipa defensora:
• Deve colocar-se sobre a linha de baliza, em frente ao executante, entre os postes da baliza, até ao momento em que a bola seja chutada.
Os restantes jogadores, excepto o executante, devem encontrar-se:
• Dentro dos limites da superfície de jogo;
• Fora da área de grande penalidade;
• Atrás ou ao lado da marca da grande penalidade;
• Pelo menos a cinco metros da marca da grande penalidade.

Execução
• O executante do pontapé de grande penalidade deve chutar a bola na direcção da baliza adversária.
• O executante não deve jogar a bola uma segunda vez antes que esta seja tocada por outro jogador.
• A bola entra em jogo logo que seja pontapeada e se movimente em direcção à baliza adversária.
Quando um pontapé de grande penalidade é executado durante o tempo regulamentar ou durante o prolongamento previsto no final da primeira parte ou no final do jogo para permitir a sua execução, o golo será valido se, antes de passar entre os postes da baliza e por baixo da barra transversal:
• A bola tocar num dos postes, ou em ambos, e/ou na barra transversal e/ou no guarda-redes.

Pontapé-livre indirecto
Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária do guarda-redes que cometa uma das faltas seguintes:
• Depois de haver soltado a bola, voltar a recebê-la de um colega de equipa sem que a bola tenha primeiro passado a linha que divide a superfície de jogo em duas parte iguais ou tenha sido tocada ou jogada por um adversário;
• Tocar ou controlar a bola com as mãos após ter sido deliberadamente atirada com o pé por um colega de equipa;
• Tocar ou controlar a bola com as mãos vinda directamente de um lançamento lateral executado por um colega de equipa;
• Tocar ou controlar a bola com as mãos ou com os pés por mais de quatro segundos.
Um pontapé-livre indirecto, a ser executado do local onde foi cometida a infracção, será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que, no entender do árbitro:
• Jogue de uma maneira perigosa;
• Faça deliberadamente obstrução à progressão de um adversário quando a bola não estiver a ser jogada;
• Impeça o guarda-redes de soltar a bola das mãos;
• Cometa outras faltas não mencionados anteriormente na, pelas quais o jogo seja interrompido a fim de advertir ou expulsar um jogador.
O pontapé-livre indirecto deve ser executado no local onde a infracção foi cometida.

Sanções disciplinares
O cartão amarelo ou vermelho só pode ser exibido aos jogadores e aos substitutos.
Os árbitros têm autoridade para aplicar sanções disciplinares aos jogadores, desde que penetram na superfície de jogo até que a abandonam após o apito final.

Faltas passíveis de advertência
Um jogador deve ser advertido (cartão amarelo) quando cometa uma das faltas seguintes:
• Tomar-se culpado de comportamento antidesportivo;
• Manifestar desacordo por palavras ou por actos;
• Infringir com persistência as Leis do Jogo;
• Retardar o recomeço do jogo;
• Não respeitar a distância exigida aquando da execução de um pontapé de canto, pontapé de linha lateral, pontapé-livre ou lançamento de baliza;
• Entrar ou reentrar na superfície de jogo sem autorização dos árbitros ou infringir o processo da substituição;
• Abandonar deliberadamente a superfície de jogo sem autorização do árbitro.



Faltas passíveis de expulsão
Um jogador ou um substituto deve ser expulso da superfície de jogo (cartão vermelho) quando cometa uma das faltas seguintes:
• Tornar-se culpado dum acto de brutalidade;
• Tornar-se culpado de conduta violenta;
• Cuspir sobre um adversário ou sobre qualquer outra pessoa;
• Anular uma ocasião clara de golo da equipa adversária, tocando deliberadamente a bola com a mão (à excepção do guarda-redes na sua própria área de grande penalidade);
• Destruir uma ocasião clara de golo dum adversário que se dirija em direcção à sua baliza cometendo uma falta passível de um pontapé-livre ou de um pontapé de grande penalidade;
• Usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos ou grosseiros;

• Receber uma segunda advertência no decurso do mesmo jogo.

 

Faltas acumuladas
• São todas as sancionadas com pontapé-livre directo.
• As cinco primeiras faltas acumuladas por cada equipa em cada período deverão ficar registadas no boletim do jogo.
• Os árbitros podem permitir que o jogo continue aplicando a lei da vantagem, se a equipa ainda não tiver cometido cinco faltas acumuladas e se não for anulada uma ocasião clara de golo da equipa adversária.
• Se os árbitros aplicarem a lei da vantagem, têm de indicar ao cronometrista e terceiro árbitro uma falta acumulada logo que a bola esteja fora de jogo.
• Se for jogado prolongamento, as faltas acumuladas do segundo período continuam a ser válidas. Quaisquer faltas acumuladas durante o prolongamento são acrescentadas ao total de faltas da equipa no segundo período.

Posição nos pontapés-livres
Nas primeiras cinco faltas acumuladas registadas para cada uma das equipas em cada período, e desde que o jogo tenha sido interrompido por essas razões:
• É permitida a formação de barreiras pela equipa adversária;
• Todos os jogadores adversários deverão permanecer à distância de pelo menos cinco metros da bola até esta estar em jogo;
• Poderá ser obtido golo directamente deste tipo de pontapé-livre.
A partir da sexta falta acumulada registada para cada equipa em cada período:
• Não é permitida a formação de barreiras pela equipa adversária.
• O jogador que executa o pontapé-livre deverá ser devidamente identificado.
• O guarda-redes deverá permanecer na sua área de grande penalidade, a uma distância mínima de cinco metros da bola.
• Todos os outros jogadores deverão estar atrás de uma linha imaginária, ao nível da bola e paralela à linha de baliza, fora da área de grande penalidade. Os jogadores devem estar à distância de cinco metros da bola e o executante não pode ser obstruído.
Nenhum jogador pode ultrapassar a linha imaginária da bola sem que esta tenha sido tocada ou jogada.



Infracções /sanções
Se uma infracção a esta Lei for cometida por um jogador da equipa defensora:
• O pontapé-livre será repetido, mas apenas se não for marcado golo.
• O pontapé-livre não será repetido se for marcado golo.
Se uma infracção a esta Lei for cometida por um colega do executante:
• O pontapé-livre será repetido se for marcado golo.
• Se não for marcado golo, os árbitros interrompem e recomeçam o jogo com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa defensora, a ser executado no local onde se encontrava a bola quando a infracção foi cometida.
Se uma infracção a esta Lei for cometida pelo executante depois da bola estar em jogo:
• Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária, a ser executado no local onde se encontrava a bola quando a infracção foi cometida.
Se uma infracção a esta Lei for cometida por um jogador da equipa defensora e por um jogador da equipa atacante:
• O pontapé-livre será repetido.
Se a bola toca num objecto depois de ter sido jogada:
• O pontapé-livre será repetido.
Se a bola ressaltar do guarda-redes, da barra ou dos postes e tocar num objecto:
• Os árbitros interrompem o jogo.
• O jogo recomeça com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola tocou no objecto.

Pontapé da linha lateral
O pontapé de linha lateral é uma forma de recomeçar o jogo.
De um pontapé de linha lateral não pode ser marcado golo directamente.
Um pontapé de linha lateral é concedido:
• Quando a bola tenha ultrapassado completamente a linha lateral, quer seja pelo solo ou pelo ar, ou tenha batido no tecto;
• No local onde a bola ultrapassou a linha lateral;
• A equipa adversária do jogador que tocou a bola em último lugar.

Posição da bola e dos jogadores
A bola:
• Deve estar imóvel sobre a linha lateral;
• Pode ser pontapeada em qualquer direcção para dentro da superfície de jogo.
O jogador executante:
• Deve, no momento de pontapear a bola, ter uma parte de um dos pés sobre a linha lateral ou do lado de fora desta linha.
Os jogadores da equipa defensora:
• Devem colocar-se a uma distância mínima de cinco metros do local onde se encontra a bola.


Execução
• O executante deve executar o pontapé de linha lateral dentro de quatro segundos a partir do momento em que fica de posse da bola.
• O executante do pontapé de linha lateral não pode voltar a jogar a bola uma segunda vez sem que esta tenha sido tocada por outro jogador.
• Abola é considerada em jogo logo que é pontapeada ou tocada.

Infracções /Sanções
Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária se:
• O jogador executante do pontapé de linha lateral tocar uma segunda vez na bola antes de esta ter sido tocada por outro jogador. O pontapé-livre indirecto deve ser executado no local onde a falta foi cometida.
Será concedido um novo pontapé de linha lateral se:
• O pontapé de linha lateral não tiver sido efectuado regularmente.
• O pontapé de linha lateral tiver sido efectuado noutro ponto que não aquele por onde a bola atravessou a linha lateral.
• O pontapé de linha lateral não tiver sido efectuado dentro de quatro segundos a partir do momento em que o executante ficou de posse da bola.
• Tiver ocorrido qualquer outra infracção à Lei.

Lançamento de baliza
O lançamento de baliza é uma forma de recomeçar o jogo.
De um lançamento de baliza não pode ser marcado golo directamente.
Um lançamento de baliza será concedido quando:
• Abola, for tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, sem que um golo tenha sido marcado.

Execução
• A bola é lançada de um ponto qualquer da área de grande penalidade pelo guarda-redes da equipa defensora.
• Os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se fora da área de grande penalidade até que a bola esteja em jogo.
• O guarda-redes não pode jogar a bola pela segunda vez até esta ser jogada por outro jogador ou ter transposto a linha que divide a superfície de jogo em duas partes iguais.
• A bola está em jogo quando for pontapeada directamente para fora da área de grande penalidade.

Infracções /Sanções
Se a bola não for posta em jogo directamente para fora da área degrade penalidade:
• O lançamento de baliza será repetido.
Se o guarda-redes, após ter posto a bola em jogo, voltar a tocar na bola antes de a mesma ter sido jogada por um adversário ou ter transposto a linha que divide a superfície de jogo em duas partes iguais:
• Um pontapé-livre indirecto é concedido à equipa adversária, devendo ser executado no local onde a falta foi cometida.
Se o lançamento de baliza não for efectuado dentro de quatro segundos a partir do momento em que o guarda-redes ficou de posse da bola:
• Um pontapé-livre indirecto é concedido à equipa adversária, devendo ser executado na linha da área de grande penalidade no ponto mais próximo do local onde a infracção foi cometida.

Pontapé de canto
O pontapé de canto é uma forma de recomeçar o jogo.
Pode ser marcado golo directamente de um pontapé de canto, mas unicamente contra a equipa adversária.
Um canto é assinalado quando:
• Abola, for tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, sem que um golo tenha sido marcado.

Execução
• A bola é colocada dentro do arco de círculo de canto mais próximo.
• Os jogadores da equipa adversária devem colocar-se pelo menos a cinco metros da bola até que esta esteja em jogo.
• A bola é pontapeada por um jogador da equipa atacante.
• A bola entra em jogo logo que seja pontapeada ou tocada.
• O executante não pode jogar a bola uma segunda vez antes que esta seja tocada por outro jogador.

Infracções /Sanções
Um pontapé-livre será concedido à equipa adversária se:
• O jogador executante do pontapé de canto jogar a bola uma segunda vez antes que a mesma tenha sido tocada por outro jogador. O pontapé-livre indirecto deve ser executado no local onde a falta foi cometida.
• O pontapé de canto não for executado dentro de quatro segundos a partir do momento em que o executante ficou de posse da bola.
Por qualquer outra infracção a esta Lei:
• O pontapé de canto será repetido.

Procedimentos para determinar o vencedor de um jogo
Os prolongamentos e os pontapés da marca de grande penalidade são métodos para determinar o vencedor, sempre que o regulamento da competição exigir que haja uma equipa vencedora no final de um jogo que tenha terminado empatado.

Prolongamento
• O prolongamento consiste em dois períodos iguais de cinco minutos.
• Se não forem marcados quaisquer golos durante os dois períodos do prolongamento, o vencedor do jogo será determinado através da execução de pontapés de grande penalidade.


Pontapés da marca de grande penalidade
• O árbitro escolhe a baliza em direcção à qual os pontapés serão executados.
• O árbitro procede a um sorteio por meio de uma moeda. O capitão da equipa que vence o sorteio escolhe executar o primeiro ou o segundo pontapé.
• O árbitro e o cronometrista registam cada um dos pontapés executados.
• As duas equipas executam cada uma cinco pontapés, observando as disposições a seguir mencionadas.
• Os pontapés são executados pelas equipas alternadamente.
• Se antes das duas equipas terem executado os seus cinco pontapés, uma delas tiver marcado mais golos do que a outra poderia marcar mesmo que completasse a série de pontapés, a execução não deve prosseguir.
• Se depois das duas equipas terem executado os seus cinco
Pontapés, ambas tiverem marcado o mesmo número de golos ou não tiverem marcado qualquer golo, a execução prossegue pela mesma ordem até que uma equipa tenha marcado um golo a mais do que a outra com o mesmo número de tentativas.

Árbitros Sinaléticas